terça-feira, 11 de novembro de 2014

Casa Stark



Eddard Stark – Líder honrado, fiel mas que deixou a história de “seu” filho bastardo muito mal contada, não bate com seu perfil. Era o detentor da espada feita de aço valiriano Gelo que foi derretida para se transformar na espada “Cumpridora de Promessas” em posse de Brienne de Tarth. Amigo de Robert Baratheon, Howland Reed e muito bem quisto pelos seus vassalos.







Roob Stark – Morreu como rei do Norte. Amadureceu na marra, na necessidade de assumir como líder da família quando ainda não tinha maturidade para isso... tanto que perto da mãe era manso como um gatinho, mas esperto sempre colocava a necessidade de exercer uma postura perto dos seus vassalos. Achei ele pouco cordial com os vassalos e intolerante de mais com alguns aspectos o que possibilitou sua derrota e imaturo colocando o reino a perder por amor, no livro para uma garota de uma família vassala dos Lannister e no seriado por uma mulher de outro continente. Ambas convenhamos não eram mulheres para se casar com um rei e nem para colocar suas alianças a perder. Morto no casamento vermelho, juntamente com grande parte de seus aliados e seu lobo gigante.

Sansa Stark – Cresceu como uma princesa do norte. Levando em conta todo o aprendizado voltado para sonhos com príncipes e cordialidades. Refém em Porto Real antes prometida a Joffrey e depois apenas como mercadoria de valor para a causa Lannister. Fugiu de Porto Real com ajuda de Mindinho, que se diz apaixonado por sua falecida mãe e se casou a Senhora do Ninho da Águia. Com a morte de Lysa Arryn Tully ela se transformou em uma mulher sábia e capaz de manipular as pessoas, agora sendo meio que uma ferramenta para os planos de Mindinho ela trabalha por conta própria disfarçada de filha bastarda de seu aliado, transformando se em uma grande jogadora. Diferença da série é que na televisão ela assume para dois senhores poderosos do Vale sobre sua verdadeira pessoa e persuade eles através da história que era maltratada pelos Lannister e Mindinho a salvou disso. Capítulos no livro dela, na minha opinião eram extremamente chatos no começo por seu pensamento de menininha filha de um senhor, mas ao se tornar uma mulher e filha bastarda de Mindinho tornou seus capítulos mais envolventes. Sua loba foi morta pelo pai, como forma de punição ao ataque a Joffrey.

Bran Stark – Aleijado que era escalador, começou as crônicas como um menino com sonhos de ser um cavaleiro, mas seu “acidente” forçado causado por Jaime Lannister rompeu com estes ideais, foi quando começou a sonhar com o corvo de três olhos, e junto com os amigos Jojen e Meera Reed filhos do amigo do pai e vassalos fieis Howland Reed, foi em busca do corvo dos três olhos pra lá da muralha, guiados por Jojen que tinha sonhos verdes e nestes sonhos viu que deveria conduzir o garoto Stark até seu destino. Bran encontrando os filhos da floresta, já com o dom de warg bem familiarizado começou a aprender a ser um Vidente Verde. Alguns dos capítulos no livro do Bran me davam um pouco de preguiça de ler, ele me parecia uma criança mimada e que a história foi se arrastando sem muitas partes que envolvesse emoções, mas eram capítulos com muito ensinamento histórico, muito graças aos Reed. Seu lobo gigante é o Verão e está com o garoto.


Arya Stark – Considerada uma das mais fodásticas da história. Se não for a mais fodásticas pelo menos é a que mais passou por aventuras e deu seu jeito muitas vezes sozinha. Cabeça dura e muitas vezes infantil poderia ter mudado o rumo da história muitas vezes. Sempre contraria a sua genética, quis aprender lutar com a lenda Syrio Forel, mostrou um desenvolvimento explicito com o passar dos anos. Na morte de todos os nortenhos em Porto Real, conseguiu escapar sozinha, depois recebe ajuda de um membro da patrulha da noite que a reconhece e tenta levar a garota para o norte. O patrulheiro morre ela acaba sozinha tentando buscar um caminho, perdida num mundo em guerra, foi presa em Harrenhal, no seriado vira serva de Twyn Lannister no livro de Ross Bolton. Consegue escapar, conhece um bravosiano da ordem dos Homens sem rosto, sociedade religiosa de assassinos, Jaqen H’ghar que lhe oferece uma moeda velha de Bravos e disse que ao ver um conterrâneo ela deverá dizer “Valar Morghulis” caso precise de ajuda. Depois ela é encontrada pela Irmandade sem bandeiras, que eram “homens do rei”, fieis aos ideais de Robert Baratheon a mando do pai de Arya, mas ao identificar a possível herdeira do norte eles planejam levar a garota para Correrrio pensando ganhar grana em troca. No caminho ela é “raptada” por Cão de Caça, que também vê possibilidade em riqueza com a garota mas acaba morrendo no meio da aventura. Arya sozinha encontra uma embarcação bravosiana e com o “poder” de sua moeda consegue passaporte para o outro continente. Em Bravos encontra a Casa do Preto e Branco, no qual sujeita ao treinamento para a irmandade dos Homens sem Rosto, treinamento ministrado pelo Sacerdote Homem Gentil. Sua capacidade de warg, através de sua loba gigante perdida Nymeria funciona mesmo a distância de um continente, mas ainda pouco desenvolvida. Através da loba ela viu sua mãe sendo resgatada morta do Tridente. Essa sua capacidade de Warg ainda é mantida em segredo pela garota que está aprendendo muito no templo do Deus de Muitas Faces, os ensinamentos misteriosos e místicos dados pelo Homem Gentil e pela Criança Abandonada muitas vezes são através de tarefas árduas como ficar cega por um período, trocar de rosto para executar uma pessoa. Mas são ensinamentos que estão desenvolvendo a personagem magnificamente. Casa Bolton utilizou uma ex amiga de Sansa Stark para se passar por Arya e forjar um casamento entre ela e Ramsay Bolton/Snow, buscando desta forma empatia das outras casas do Norte, garota que foi salva por Theon e está em posse de Stannis Baratheon que ainda não sabe quem realmente ela é.

O Homem Gentil Sacerdote do Deus das Muitas Faces
Arya na Casa do Preto e Branco, tempo do Deus das Muitas Faces

Rickon Stark – O mais novo dos Stark, fugiu com uma garota selvagem, Osha e seu lobo gigante Cão Felpudo para Skagos nos livros, uma ilha na Baía das Focas, subjugada de Winterfell habitada por selvagens. Na série supostamente eles vão para Última Lareira sede da casa Umber, vassalos fiéis dos Starks. Não tem POV (ponto de vista) de Rickon no livro e por isso pouco sabemos de sua aventura. No livro, Davos Seaworth, mão do Rei Stannis Baratheon está à procura do garoto a pedido do Lorde Wyman Manderly vassalos fiéis dos Starks, em troca de uma aliança com Stannis.  






Jon Snow – Tido como o bastardo de Eddard Stark, o que não faz sentido por ser um homem como um exemplo de honra. Jon veio nos mesmos moldes, cheio de honra, viu que não tinha lugar em Winterfell e se alistou a Patrulha da Noite. Como homem da patrulha da noite foi visto com maus olhos desde o primeiro momento por alguns, talvez por ter tido educação senhoril e por ser um homem honrado e treinado em armas, diferente dos demais ali, considerados a escória do mundo. Quebrou seu voto como homem da patrulha ao se apaixonar por uma selvagem quando se infiltrou entre eles a mando de se comandante morto, mas essa paixão não foi suficiente para deter Jon de voltar para a Muralha e com ajuda do amigo Sam, se tornar o Senhor Comandante da Patrulha da noite. Mesmo sendo acusado por alguns como, Vira-casaca, Warg, quebrador de votos, se torna um senhor comandante muito bem intencionado e começa a tomar atitudes que mostram um amadurecimento incrível. Fez alianças com selvagens, casou uma nortenha Alys Karstark com um Magnar Thenn, está buscando restaurar os castelos da muralha abandonada, enviou Sam e Meistre Aemon para Villavelha, mesmo sabendo que Aemon não chegaria. Tenta não tomar partido da guerra dos sete reinos como manda sua ordem, mas claramente está ao lado de Stannis Baratheon como resposta a ajuda a guerra contra os selvagens, enviou Mance Rayder e seis esposas de lança para salvar a suposta Arya Stark que supostamente estaria em Winterfell, Mance consegue causar bastante estardalhaço no seu destino e consegue até ajudar a suposta Stark a fugir e que agora se encontra com o exército de Stannis junto com Theon Greyjoy, mas Mance segundo Ramsey Bolton em carta para Patrulha da Noite, foi capturado, jogado numa sala ao ar livre e suas esposas de lança esfoladas e sua pele serve como capa para Mance. Jon Snow através disso anuncia que junto de Tormund Terror dos Gigantes e alguns selvagens, juntamente com alguns irmãos, irá marchar para Winterfell para lutar contra os Boltons. Em represália os outros generais da Patrulha da Noite que são contra essa ideia fazem uma emboscada para o Comandante Snow. Seu último capítulo nos livros só indica que levou várias facadas, não sabemos se morreu ou o que aconteceu após isso.



Cattelyn Stark – Acima de tudo, foi mãe. Exemplo de mãe protetora, tentando ver o melhor para o filho, e talvez se alguns filhos tivessem tido sua expertise teria dado outro rumo a história. Mulher observadora e sábia. Tinha POVs nos livros chatos mas muito inteligentes todos anteriores ao casamento vermelho, após só apareceu no POV de Brienne. Morreu no casamento vermelho.  Voltou como Lady Stoneheart (apenas nos livros), voltou outra pessoa. O pouco que apareceu, junto com a Irmandade sem bandeiras, que foram responsáveis por trazer a Senhora Stark e Tully de volta a vida através de Beric Dondarrion, Toros de Myr e o seu Deus Vermelho. Ela está determinada em vingar tudo que envolve o Casamento Vermelho e todos que puderam participar daquilo contra sua família. O último capítulo que menciona ela, é o que captura a Brienne e dá duas escolhas para ela, ou ela será enforcada por não cumprir a promessa feita anteriormente de proteger as princesas Starks ou ela mata Jamie Lannister por não cumprir a mesma promessa, num primeiro momento Brienne parece sucumbir à forca, posteriormente ela aparece para Jamie e leva ele para algum lugar que ninguém teve conhecimento.
Lady Stoneheart


Resumo Família Stark: Supostamente dizimados, mas com fiéis seguidores. Rickon supostamente sendo criado por “selvagens” e/ou vassalos Starks, alguns acreditam que está morto. Bran se transformando num Vidente Verde, também é tido por alguns como morto. Arya encontra em outro continente sendo treinada por uma irmandade mundialmente conhecida, ninguém dos 7 reinos sabe de seu paradeiro. Sansa jogando o jogo dos tronos ao lado de Mindinho, ganhando poder no Vale totalmente camuflada como bastarda. Robb morto como Rei do Norte, quando era convidado dos Frey o que gerou muita empatia do norte por essa família. Jon Senhor Comandante da Patrulha da Noite e não pode tomar partida da guerra dos tronos, mas discretamente dá umas pinceladas para o bem da Patrulha da Noite, supostamente morto ou gravemente ferido por seus irmãos da patrulha contrário a seus ideais.






quarta-feira, 5 de novembro de 2014

É a vez do Marcão




Surge no cenário do Rock brasileiro a banda Bula.


O grupo é composto pelos ex-CBJR Marcão que além de continuar na guitarra agora é o vocalista e o principal compositor, Pinguim continua na bateria e Lena Papini ex-baixista da Banca, banda que foi montada pelo Champignon continua com seu instrumento de especialidade. 
O novo grupo se reuniu há aproximadamente um ano para começar a gravar as 13 faixas do disco de estreia, que tem lançamento marcado para o fim de novembro.

Segue o primeiro single da banda - Doses Gigantes - Gostei da letra, inteligente e com um tema interessante. O instrumental está um rock bem eletrônico e cheio de efeitos diferente da era Charlie Brown.


DOSES GIGANTES (Marcão Britto)

Sei que às vezes não sei quem eu sou
Armo uma cilada programada pra mim mesmo
Esperando o impossível, os melhores momentos
Mas tudo se perde quando passa o tempo
Caos e rotina são migalhas da insatisfação
Migalhas da sua insatisfação
Nesse fim de tarde feio com o céu cinzento
Igual cimento frio sem sentimento
Na gaveta da minha vida lembranças nebulosas
Sentimentos extintos, mas agora é a hora
Esperto no lance, puro viciante
Como um diamante, raros amantes
Um prêmio na estante, puro viciante 
To solitário, perdido, pedindo um abraço
Sozinho, esquecido, suspenso no espaço
Mas eu trabalho pra caralho pra poder me divertir
Pra poder sonhar com ela, fazer ela sorrir
Caos e rotina são migalhas da insatisfação
Migalhas da sua insatisfação

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

City x United deu a lógica

Última rodada do campeonato inglês aconteceu um dos maiores clássicos. O duelo que pára a cidade de Manchester. O City recebeu o United e conseguiu a quarta vitória consecutiva, mudando mais uma vez a escrita da história do duelo. Os Reds nem os Citizens são os mesmos.

Depois da era Ferguson, o United ainda não se encontrou. Temporada passada foram muitas decepções com Moyes. Essa temporada o time abriu os cofres, trouxe nomes de peso mundial como Falcão Garcia, Angel Di Maria, Blind, Luke Shaw, Rojo, Ander Herrera e um técnico gabaritado, Louis Van Gaal. Está tentando construir um time competitivo  nas ainda é um projeto embrionário.

Do lado azul da cidade o time é o atual campeão e está voando em campo. Alia velocidade com técnica, buscando o ataque o tempo todo. 

Neste jogo, os Reds começaram já com  um grande revés, além dos muitos desfalques para a partida o zagueiro Smalling foi expulso ainda no primeiro tempo infantilmente, Carrick substituiu mas a pressão dos donos da casa estava forte e obrigou De Gea a fazer pelo menos quatro grandes defesas. Segundo tempo o outro zagueiro, Rojo, sentiu una contusão e foi substituído pelo garoto McNair totalmente inexperiente e visivelmente nervoso. A pressão continuou até que Yaya Toure achou Clichy
aberto pela esquerda que cruzou na medida para o artilheiro Kun Aguero completar de esquerda, definindo o placar.


Com tanto volume de jogo do City e tantos desfalques, foi impossível o United segurar, mesmo com todo esforço de De Gea e Ronney os únicos destaques do time de vermelho.

O que ficou claro depois desse grande clássico é que o técnico holandês ainda terá muito trabalho até conseguir trazer o tradicional campeão de Manchester ao seu devido lugar.