terça-feira, 1 de abril de 2014

Raimundos 2014 - Reinventando a roda


Cantiga de Roda - Raimundos

A banda que já foi expoente do rock n'roll nacional, não lançava um álbum de inéditas desde de 2002. Questionada, depois do vocalista épico da banda abandonar, por convicções religiosas, Raimundos alterou, modificou e reestruturou a configuração da banda e lançou um novo cd em 2014. Cantiga de Roda apresenta 12 canções inéditas do velho e bom Raimundos.

Passando pelo álbum vemos muito da antiga pegada da banda, não fugiu muito do roteiro: Guitarra pesada, melodias rápidas e letras engraçadas e em algumas canções pequenas pitadas de reggae.

O disco começa com a  música Cachorrinha, que traduz bem a velocidade do contexto musical inserido ali. Ritmada de forma acelerada com uma letra que faz alusão a um tipo de mulher bem escrota. Nesse mesmo estilo musical também tem a música Gato da Rosinha, Rafael e Importada do Interior porém com outros assuntos como tema. Nenhuma das quatro foram minhas preferidas do disco, mas compõe bem o estilo Raimundos.

Já a segunda música, já apresenta um trabalho melhor na melodia e na letra, o som bem pesado mas feito de uma maneira mais "transparente" e a letra é voltada pro estilo de protesto. Canção nomeada de BOP, não sei o motivo.

Baculejo é a terceira e mescla a guitarra pesada com a cantoria bem melódica, Digão nesta canção usa e abusa do canto "arrastado", usando uma letra bem divertida que remete a encontro de um casal com duplo sentido voltado para o significado do nome da música, baculejo.

Cera Quente, menos distorção, cantada com calma, música bonitinha com letra de amor mas sem perder a zueira (se ela der mole eu como até o caroço). Uma das melhores músicas do disco.

Descendo na Banguela tem na letra a mesma zuação de sempre, a melodia alterna a cantoria rápida com partes mais melódicas o som é o exemplo do bom e velho rock n'roll dos Raimundos com bons solos de guitarra. Essa é uma das que mais demonstra que este cd é pra relembrar as origens de tanto sucesso da banda. Uma música que mostra que foi muito bem trabalhada, produzida e mixada.

A próxima canção, Dubmundos, na minha opinião é também uma das melhores do disco. Com um som estilo de reggae, utilizando divertidos metais. A letra da música não me estranharia se tivesse sido lançada pela Planet Hemp, e ficou muito bem feita. Tem participação especial de Sen Dog do Cypress Hill.

Nó Suino, parece que é feita sobre a vida de ser "Raimundos", fala da vida de artista que escolheram viver e começa com o trecho: "pauleira, zueira, buseira, go!". A canção em si é muito boa, ao som do Hardcore do sertão como eles mesmo denominam na letra, a música é ainda nutrida de boas soladas na guitarra.

Gordelicia, é uma muito bem sacada letra, que faz alusão a mulheres que alucinam os homens com seu "excesso de fofura", a letra ficou muito divertida e muito bem retratada. O Som também tem boa utilização de instrumentos de sopro e a melodia ficou bem gostosa de se ouvir, sensação que as partes do reggae ajudam aprimorar.

Politics é a última música do disco e fecha com o primordial objetivo do rock, Criticar. O peso da música é evidente mas ainda sim é cantada de forma clara deixando bem exposto o que a letra quer dizer, a revolta ainda corre nas veias da banda. "o congresso, que exemplo, nossa escola de escândalo".

Quem gosta de Rock Nacional e sentia falta de um bom disco deste gênero, vale a pena ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário