quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

A arte suave



Resolvi falar um pouco sobre Jiu Jitsu, essa arte marcial tão disseminada em territórios brasileiros. Não é o esporte mais popular culturalmente no Brasil, mas já está enraizado no meio esportivo nacional. Hoje em dia a grande maioria da população já conhece a luta, mas ainda há muito pré-conceito e desconhecimento verdadeiramente o que é em si os ensinamentos que essa arte marcial proporciona.

Jiu Jitsu é muito mais do que estrangulamentos, chaves de braço e imobilização, é muito mais do que as brincadeiras de algumas pessoas leigas de que não passa de "homem esfregando em homem".

Jiu jitsu é mágico pelo detalhe, a perfeição de que uma mão em um lugar errado você perde uma luta, uma pegada frouxa e você perde o movimento. Cada centímetro do seu corpo é útil e importante. Por isso carinhosamente é apelidado de Xadrex de corpo.

Jiu jitsu é persistência, treinamento exaustivo e repetitivo que leva a perfeição do movimento, perfeição na qual faz com que você execute aquele movimento no piloto automático.

Jiu Jitsu é "time", saber o momento certo de reverter uma posição. Momento certo de ficar parado, de atacar e de se defender. Sentir a oportunidade.

Jiu jitsu é alavanca, utilizar o peso do adversário para executar um movimento, saber onde empregar sua força e no momento certo pra não esperdiçar energia disputando "no braço" com seu adversário. Saber utilizar da reação do seu adversário em seu benefício.

Jiu jitsu é equilíbrio, estabilidade e precisão para não perder as posições.

E o fantástico está em fazer analogia na vida com esses "adjetivos" proporcionados pelo aprendizado deste esporte.

Você aprende que os detalhes são importantes, como uma decisão mesmo que aparentemente pequena pode acarretar grandes mudanças.

Aprende que no jiu jitsu como na vida temos que nos balizar muito mais na transpiração do que na inspiração e essa transpiração vem da persistência e garra para alcançar seus objetivos.

Aprende que tem hora pra tudo, que saber esperar a hora certo é um dom. Saber o momento certo de agir pode ser o ponto chave para o sucesso isso com relação a qualquer aspecto.

Aprende que não adianta ficar batendo cabeça com um problema e sim buscar uma melhor solução e quem sabe usar o problema em benefício próprio.

E a base de tudo, você vê a vida com uma perspectiva diferente, uma perspectiva de serenidade, equilíbrio e tenta dar mais tranquilidade ao seu dia a dia.

Por isso esse esporte não é só um esporte qualquer, não é uma luta qualquer, é muito mais que tudo isso. É desenvolvimento de caráter, é desenvolvimento de visão de mundo, é desenvolvimento de um sentimento por algo que realmente acrescenta valores a sua vida.

Como li uma vez uma frase do grande Mestre Carlos Gracie no jiu jitsu aprendemos a ser tão forte que nada possa perturbar a paz da tua mente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário