sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Redes sociais e suas fobias!

 As 10 redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2018 e 2019

 

 Num mundo cada vez mais integrados, as redes sociais no inicio ajudaram nessa visão de integrar e interagir mais com as pessoas. Acesso fácil a saber onde amigos e familiares estão e como estão, a ponto de acompanhar o que comem, aonde comem, quando pagam e tudo mais!

    O que era uma curiosidade, ou munição para fofoca, com o advento da pandemia se tornou gatilhos para ansiedade, fobia e tristeza. Hoje já evito entrar em todas as redes sociais, cada uma se especializou em um nicho que deteriora minha visão (minha opinião):

- Twitter X - Ódio rápido a qualquer alvo que de mole em algo e noticias do que acontece de forma rápidas e sem filtros. Essa rede e extremamente tóxica, porem creio que é a mais real, por assim dizer, aonde os usuário no conforto do anonimato, destilando todos seus pensamentos a reveria.

 - Instagram - A rede que mais me adoece. Aqui tudo mundo tem a vida dos sonhos, todo mundo é bonito, a semi nudez pra todos os lados, todo mundo conhece lugar foda, todo mundo come bem, ta todo mundo maquiado. Essa rede é a mais mentirosa do mundo, aqui a toxidade é enfeitada de muito glamour e # bem elaboradas. Nessa rede o mundo é lindo, só existe lugar lindo !

- LinkedIn - essa é o Instagram dos empregos, nessa rede sempre me vejo como fracassado. Aqui todo mundo é engajado, estudioso, e esta sempre bem ou a procura daquele emprego. Essa também me faz mal pra caramba. Tendo em vista que estou em um emprego a bastante tempo, entre altos e baixos, mas estou feliz. Segundo a bolha daqui não existe carreira de anos em um emprego, existe a construção da carreira perfeita pulando de emprego em emprego.

-YouTube - tem que peneirar muito para achar algo que preste. Ultimamente o que mais é relevante e expor e fazer vídeos justificando a fritada virtual.

-Facebook - não sei quem usa isso ainda.

    Como nós, como sociedade, fazemos tanto mal a nós mesmos né? Tenho essa visão porque ao longo dos anos reparei como nós afastamos do contato humano simples. A alguns dias precisei andar de ônibus por alguns dias, me lembro que a uns 20 anos atrás, os ônibus de manha eram uma falação danada, gente falando das festas, fofocas, bate papo de gente querendo conversar. Hoje, você entra no ônibus e um silencio, a maioria focada no celular ou no fone de ouvido.

    Hoje, pelo que eu entendo, todo o contato além da família passa por um crivo da rede social, muitas vezes as conversas ou interesses partem do virtual primeiro, para depois haver interação no mundo real, muito ruim isso, tendo em vista que as pessoas na rede social são a versão mais perfeita que ela consegue ser, e pode ser que ela tente manter essa visão, não sendo real.

    As pessoas saem, vão a shows, vão a locais especiais, e ao invés de curtir e tirar um foto para ter uma historia, faz é aquela postagem, filma tudo, faz histories, mas não ta focado em curtir, pelo que me parece, ta focado em fazer que daquele momento saia a melhor postagem, melhor histories, enfim, não me parece certo a forma de curtir. Fui recentemente em uma evento e tinha uma advogada do meu lado, filmando e tirando foto de tudo e postando instantaneamente, ate citações ela fez na hora, em forma de histories, uma profissional! Mas não a vi em nenhum momento curtindo o momento ou prestando atenção no geral, tava preocupado em postar, tenso.

    Sinto muita falta de um bate papo na rua, das pessoas ligarem umas para outras para jogar conversa fora, de alguém do nada tentar puxar conversa. Sinto que essas coisas estão sumindo, mas tomara que seja só na minha bolha, na bolha que eu estou vendo. Será que daqui uns anos vamos nos resumir a perfis para interação?




Nenhum comentário:

Postar um comentário